Se você é tutor ou tutora, sabe que às vezes é impossível ficar somente na ração seca. É possível, também, que você tenha algumas dúvidas ao buscar outros alimentos para cachorros. Por mais que a ração seja enriquecida com vitaminas e minerais, é necessário fazer uma suplementação natural.
A alimentação natural traz benefícios para o seu cão. Ela pode ser usada como petisco, quando há a intenção de ensinar algo ou agradá-los ou até mesmo melhorar a qualidade de vida do animal.
Vale lembrar que uma alimentação saudável tem inúmeros benefícios, tanto para o pet, quanto para a família. Também é importante garantir que os alimentos sejam dados em porções, com quantidades controladas.
Quando se opta por uma alimentação saudável, os benefícios aparecem logo de cara:
- Há uma melhora no sistema imunológico, o que ajuda na prevenção de contágio de doenças;
- A pelagem tende a ficar mais macia e brilhante e consequentemente o animal terá menos queda de pelo, o que terminará mantendo sua casa mais limpa;
- O cachorro terá mais disposição e energia durante o dia para brincadeiras, evitando assim o estresse e ansiedade;
- As fezes tendem a ficarem mais firmes;
- Controle da obesidade canina, que é um problema que tem crescido entre essa população;
- Longevidade do animal: uma alimentação balanceada fará com que a expectativa de vida do cãozinho aumente.
Alimentos para cachorros: banana
A banana é rica em potássio e é uma excelente fonte de energia para seu cachorrinho. A fruta também possui fibras prebióticas e ajudam na digestão e melhoram a imunidade do animal, evitando cólicas e problemas de digestão.
Por ser uma boa fonte de energia, o ideal é dar uma porção (que não deve passar a 1 unidade por dia) logo na manhã.
Bananas mais verdes não são bem aceitas pelos cachorros, prefira sempre as maduras e que esteja em boas condições de consumo.
Maçã
O doce da maçã também encanta os cachorros. Mas entre os fatores mais importantes, sem dúvida está a limpeza dos dentes do cachorro. Como a fruta é “crocante”, ela ajuda no controle de tártaro nos dentes do animal.
Antes de ofertá-la ao cachorro, lave a fruta bem, já que a maçã é um alimento que recebe bastantes agrotóxicos no processo de cultivo. Também retire o cabo e as sementes, que são tóxicas para o animal, já que contém cianeto.
Cenoura
Assim como a maçã, a cenoura, por ser um pouquinho mais dura, também controla o tártaro nos dentes do animal.
Rica em vitaminas A, C, K e do complexo B, a cenoura pode ser uma excelente opção de petisco e até lanche para o cachorro. Além das vitaminas, a cenoura tem betacaroteno, que tem papel importante para a visão do animal.
Você pode oferecê-la crua ou cozida. Caso opte por oferecer as cenouras cozidas, certifique-se que o alimento não tem temperos, nem sal.
Caso seu cachorrinho seja diabético, esse alimento deve ser evitado, já que pode vir a descontrolar a glicemia.
Aveia
A aveia é rica em cobre, ácido fólico, magnésio, biotina e é uma excelente fonte de fibras. Ela pode ser introduzida na alimentação do cachorro, principalmente dos mais idosos que serão beneficiados com uma melhoria do trânsito intestinal e aproveitando os nutrientes da alimentação.
Cachorros que estão acima do peso também devem consumir aveia: o alimento ajuda a regular o apetite e acaba sendo um grande aliado no processo de emagrecimento saudável do animal.
Caso o cachorro não goste da textura, uma dica é amassar uma banana e servi-la com a aveia.
Brócolis
O legume é indicado para animais adultos e idosos ou até mesmo aqueles que precisam perder peso, devido à alta carga de fibras, o que melhora – e muito – a saúde do intestino.
Rico em cálcio, zinco, ferro, vitaminas A, C e do complexo B, o brócolis ajuda no controle da pressão arterial do animal e de quebra, ajuda na sensação de saciamento, evitando que o cachorro coma mais alimentos calóricos.
O brócolis deve ser servido na maioria das vezes cozido, acompanhando ou não a ração.
Beterraba
Para cachorros que têm intolerância à ração tradicional, a beterraba cozida pode ser uma boa opção.
O tubérculo também previne o surgimento de anemias e doenças relacionadas, e também outras doenças digestivas.
E você? Costuma dar quais alimentos para seu cãozinho?