Dálmata: saiba tudo sobre essa raça de cachorro

Característico por sua pelagem branca com manchas pretas, o Dálmata foi inicialmente usado como cão de carruagem e também para a caça de aves.

Acredita-se que essa raça seja fruto do cruzamento de raças de cachorro que foram ponteiras com o Dogue Alemão.

dálmata
Créditos: Pexels

História do Dálmata

Sua história é bastante conhecida no ocidente europeu, pelo menos desde o século XVI, ainda que suas origens exatas sejam difíceis de identificar.

Existem algumas inscrições em túmulos do Egito Antigo e em pedra na Grécia Antiga que sugerem que existiram cães com pelagem e porte semelhante que é a raça atualmente.

Apesar de tudo, não é possível afirmar com certeza que se tratam dos ancestrais diretos, mas a aparência sugere uma certa ligação de parentesco, ainda que remota.

dálmata
Créditos: Pexels

Quanto à sua origem, a associação de criadores que se tornou mais popular sugere que o nome da raça é originário da região da Dalmácia, que abrange territórios das atuais Croácia, Bósnia, Herzegovina e Montenegro, na costa leste do mar Adriático.

O primeiro registro conhecido sobre a raça data de 1780.

Somente na Inglaterra, essa raça tornou-se distintiva da nobreza, onde era usada para acompanhar as carruagens. Posteriormente, já no século XVIII, os dálmatas foram levados aos Estados Unidos.

Em 1797, George Washington presenteou sua esposa com uma fêmea da raça para acompanhá-la nas carruagens. O registro da raça no kennel clube foi em outubro de 1887, com uma fêmea chamada Bessie.

Sua primeira aparição literária data de 1790 em uma publicação britânica de autoria de Thomas Bewick.

Em 1961, essa raça fez sua estreia no mundo do cinema na animação da Disney intitulada “One Hundred and One Dalmatians”, e uma versão cinematográfica foi lançada em 1996, conhecida como “Os 101 Dálmatas”.

O Dálmata se dá bem com as crianças?

De temperamento dócil, os Dálmatas adoram brincar com crianças! São cachorros bastante atléticos e ativos, que gostam bastante de correr, andar e nadar.

Além disso, é uma raça considerada bastante protetora e sociável se introduzido ao convívio de outras pessoas ainda quando filhote, do contrário, esse cachorro costuma ser bem tímido.

Quanto custa um filhote de Dálmata?

dálmata
Créditos: Pexels

Filhotes de Dálmata podem custar de R$3500 a R$4000 dependendo da linhagem e do canil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima