Labrador Retriever: saiba tudo sobre essa raça de cachorro

É possível que em algum momento da sua vida, você tenha se encantado com algum Labrador Retriever!

De pelo curto e olhos expressivos, esse cachorro é uma das raças mais populares e queridas do mundo inteiro.

labrador retriever
Labrador Retriever – Créditos: Pexels

Os labradores são cães extremamente inteligentes, leais, amigáveis, sociáveis e super brincalhões: eles simplesmente adoram estar perto de seus tutores e de outros animais.

Neste artigo, contaremos tudo sobre essa raça de cachorro, desde sua origem, características, personalidade e outras curiosidades. Fique conosco e saiba por que os labradores são tão especiais e queridos!

História do Labrador Retriever

labrador retriever
Buccleuch Avon (1885), considerado o ‘fundador’ da raça e ancestral de todos os labradores modernos.
Direitos Autorais: Wikimedia Commons

Originários da ilha de Newfoundland, no Canadá, sua história remonta ao século XIX, quando foram inicialmente criados para ajudar os pescadores locais na busca por peixes nas águas geladas do Atlântico Norte.

Com sua grande habilidade para nadar e grande resistência, além de sua natureza amorosa, logo eles passaram a chamar a atenção de criadores, que culminou com a raça que conhecemos hoje.

A origem do nome “Labrador Retriever”, segundo a Wikipédia, refere-se à localização geográfica da Terra Nova, no Canadá, explorada inicialmente por João Fernandes Lavrador no século XV.

Já “Retriever” tem origem no verbo inglês, “retrieve”, que significa “recuperar” ou “buscar”.

Em um primeiro momento, a raça tinha como principal função recuperar ou buscar itens, como os peixes durante as épocas de pesca nessa região do Canadá.

Com o tempo, devido aos altos impostos cobrados, a raça quase desapareceu, mas alguns exemplares foram levados em 1800 para a Inglaterra, quando começaram a ganhar a reputação de cachorros de caça.

labrador retriever
Ben of Hyde, 1899. O primeiro labrador amarelo registrado no mundo.
Direitos Autorais: Wikimedia Commons

Em 1903, os labradores foram reconhecidos pelo English Kennel Club, e em 1917 pelo American Kennel Club (AKC).

A raça conquistou grande popularidade e em 1991 foi reconhecida como a raça mais popular nos Estados Unidos, conquistando títulos consecutivos até 2015 pelo AKC.

Atualmente, a raça é usada para busca e resgate, como guia de pessoas não videntes e até mesmo como cachorros de terapia.

Características físicas Labrador Retriever

labrador retriever
Créditos: Pexels

Geralmente, esses cães têm um porte de médio a grande, podendo ter entre 54 e 57cm de altura, e pesando entre 25 e 35kg.

Sua pelagem é bem curta, densa, lisa e impermeável, e podem ser das cores preta, amarela ou chocolate.

Seus olhos castanhos, de expressão doce e inteligente, fazem com que sua fisionomia seja de um cachorro bastante amigável e sociável.

Por terem um corpo bem robusto, eles são ativos e adoram brincar. Os membros dianteiros e traseiros têm boa ossatura e musculatura, o que permite que eles consigam correr e nadar com grande agilidade.

Quantos anos vive um Labrador Retriever?

labrador retriever
Créditos: Pexels

Labradores têm uma expectativa de vida de 10 a 14 anos, em média.

Quanto custa um filhote de Labrador Retriever?

labrador retriever
Créditos: Pexels

Filhotes de Labrador Retriever podem custar entre R$1000 a R$5000, dependendo da linhagem e do canil.

Quais são os cuidados que se deve ter com um Labrador Retriever?

Por terem uma pelagem densa, a escovação semanal ajuda a reduzir a queda de pelos e mantém a pelagem brilhante, já que remove os pelos velhos.

Banhos regulares, corte de unhas e a limpeza das orelhas também são cuidados necessários para manter seu cachorro limpo e confortável.

Outro ponto de cuidado importante é com o peso. Labradores tendem a ganhar peso facilmente, e isso pode levar a outros problemas de saúde, sejam articulares ou cardíacos.

Para evitar essas complicações, além de uma dieta apropriada para a raça, é necessário que ele mantenha uma rotina de exercícios físicos, que além de controlar o peso, também estimulará sua saúde mental, evitando que ele tenha comportamentos indesejados ou possa desenvolver depressão ou ansiedade.

Os Labradores se dão bem com crianças?

labrador retriever
Créditos: Pexels

Sim. Esses cachorros são bastante dóceis e amigáveis, o que faz dessa raça ser uma excelente companhia para a família.

Eles também se dão bem com outros animais de estimação e até mesmo com estranhos. Contudo, é necessário ponderar que cada animal tem sua própria personalidade, e que convém sempre investir no adestramento precoce dos filhotes.

Curiosidades sobre o Labrador Retriever

labrador retriever
Créditos: Pexels
  • O Labrador Retriever é uma das raças mais populares do mundo, segundo dados da Federação Cinológica Internacional (FCI).
  • É uma raça muito querida e admirada por sua inteligência, lealdade, amizade e vontade de brincar.
  • Os labradores podem saltar até 8 metros de altura de uma só vez, já que são cachorros fortes e ágeis.
  • São excelentes nadadores e possuem uma membrana interdigital entre seus dedos, além da pelagem levemente oleosa, que os mantêm aquecidos.
  • O faro dessa raça é bastante apurado, o que faz deles excelentes cachorros de trabalho para equipes policiais, bombeiros, militares e de resgate. Eles conseguem encontrar vítimas soterradas, drogas, explosivos e até doenças como o câncer.
  • Um labrador retriever preto chamado “Endal” entrou para o Guinness World Records como “o cão mais inteligente do mundo“. Ele realizou incríveis feitos, incluindo tirar o cartão de crédito de seu dono de uma máquina automática e pagar por produtos, entre outras proezas impressionantes.
  • Apelido carinhoso: Muitas vezes são chamados de “Lab”, um apelido carinhoso que reflete sua natureza amigável e sua popularidade.
  • Estrelas de cinema: Labradores têm feito sucesso nas telas de cinema e televisão. Eles foram apresentados em várias produções, incluindo filmes como “Marley & Eu” e programas de TV populares.

Essas curiosidades adicionam um toque especial à fascinante personalidade e história do Labrador Retriever, tornando-os ainda mais encantadores para os amantes de cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima