Cão policial é submetido à eutanásia no Paraná: “Guerreiro de quatro patas”

Publicidade

Athos, um cão policial é submetido à eutanásia no Paraná na última terça-feira (21/10). O K9 recebeu um diagnóstico de displasia coxofemoral, mas infelizmente os médicos veterinários acabaram encontrando um câncer em metástase já em estágio avançado.

A despedida emocionou sua tutora e colega de trabalho, a soldado Renata Soares. O vídeo com a despedida viralizou e vários internautas ficaram comovidos com a homenagem.

Publicidade

O cão participou de várias missões, entre elas apreensões e operações na cidade de Cascavel, interior do Paraná.

Athos, que era do 6° Batalhão da Polícia Militar do Paraná, teve o diagnóstico de displasia coxofemoral e entraria em cirurgia para tratar a condição. Nela, o fêmur e a bacia não conseguem se encaixar corretamente, provocando dores e dificuldades de locomoção. É uma condição considerada comum entre cães de grande porte.

Leia também: Conheça o Carteiro Amigo dos Animais. Ângelo Cristiano faz sucesso nas redes sociais.

Com os exames marcados para a aprovação da cirurgia, os médicos veterinários terminaram descobrindo um câncer em metástase em vários órgãos de Athos. A metástase, principalmente as ósseas, além de serem comuns, também doem. A dor é sentida porque o tumor, que está em crescimento, pressiona os nervos e tecidos do osso.

Cão policial é submetido à eutanásia no Paraná
Cão policial é submetido à eutanásia no Paraná – créditos: Instagram 5crpm.pmpr

“Hoje, com profunda tristeza, nos despedimos desse guerreiro de quatro patas, que devido a uma grave enfermidade precisou ser submetido à eutanásia, decisão tomada pelos veterinários em respeito ao seu bem-estar”.

A homenagem e despedida feita pelo batalhão da Polícia Militar do Paraná emocionou inúmeros internautas e inclusive a soldado Renata, companheira do cão Athos, quem estava prestes a se aposentar.

Cão policial é submetido à eutanásia no Paraná
Cão policial é submetido à eutanásia no Paraná – créditos: Instagram soldado Renata Soares

“Após sua merecida aposentadoria, Athos foi acolhido com amor e dedicação pela Soldado Renata, que assumiu com carinho o papel de tutora e companheira durante seus oito anos de reserva.”

O carinho e dedicação da soldado Renata Soares foi reconhecido pela própria instituição. O 5° Comando Regional da Polícia Militar do Paraná agradeceu “a Soldado Renata por todo o cuidado, amor e compromisso dedicados ao Athos. Ele certamente teve a melhor tutora que poderia ter em sua reserva“.

Publicidade
Jimena Bautista

Jimena Bautista

Jornalista com mais de 12 anos de experiência e amante de cachorros.
Escrevo desde 2023 para o Cães Primeiro, onde publico artigos sobre saúde canina e notícias desses pequenos que nos encantam.
https://www.linkedin.com/in/jimenabautista/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *