Impossível que você não tenha visto um dos vários cachorros do grupo Terrier por aí! Eles são alegres, animadíssimos e a-do-ram brincar.
Com tanta energia, eles são perfeitos para tutores que também gostam de atividades, principalmente ao ar livre.
Para identificar tantos cachorros do grupo Terrier, o American Kennel Club (AKC) fez um levantamento de todas as raças desse grupo.
Vamos descobrir todas as raças de cachorros do grupo Terrier juntos!
Raças de cachorros do grupo Terrier
Segundo a AKC, existem atualmente registrados 28 raças de cachorros do grupo Terrier. São eles:
Airedale Terrier
O tamanho e a força desse cachorro deram ao Airedale Terrier o apelido de “Rei dos Terriers”. Essa raça está entre as mais versáteis, tendo se destacado mais como caçador e companheiro.
A raça foi desenvolvida inicialmente para caçar patos e ratos. Os Airedales também serviram nas Forças Armadas Britânicas como mensageiros, sentinelas e até cães de guarda durante a Primeira Guerra Mundial.
American Hairless Terrier
Esse nativo da Louisiana, Estados Unidos, é bastante brincalhão e curioso. É possível encontrar alguns cachorros com e sem pelo. Para quem sofre de alergias severas, esse cachorro pode ser uma excelente opção de companhia!
American Staffordshire Terrier
Mais conhecido por seus fãs como AmStaffs, ele é super companheiro, inteligente e bem-humorado. Desde que seja criado com responsabilidade, ele vira um amigo leal até o fim de sua vida.
O passado briguento ficou para trás. Hoje, o Staffordshire é um companheiro brincalhão e amável.
Os Sttaffies ainda lembram os lutadores combatidos, que outrora dominavam os campos de combate da Inglaterra. Atualmente, muitos criadores têm investido em um treinamento mais amoroso.
Eles são companheiros leais e são super pacientes com as crianças. Ainda assim, é preciso socializá-lo desde filhote para que eles aprendam boas maneiras.
Australian Terrier
O Terrier australiano tende a encarar a vida com autoconfiança e com bastante coragem. Apesar de seu tamanho, eles são robustos e têm o torso mais alongado.
Bedlington Terrier
Eles são tão fofinhos que parecem até cordeiros. Essa raça é bastante companheira e são muito ágeis quando estão correndo.
Border Terrier
Os Borders são muito valorizados devido à sua resistência e por serem bastante ágeis no dia a dia. Apesar de serem pequenos, eles conseguem realizar várias tarefas, principalmente pastoreio. São bem-humorados e facilmente treináveis.
Bull Terrier
Brincalhão e sempre dedicado, mas às vezes um pouco teimoso, os Bulls são companheiros fortões que adoram carinho e estar na companhia de seus tutores. A socialização precoce faz com que eles fiquem mais amorosos e mais centrados.
Cairn Terrier
Originalmente criados para caçar raposas e outras presas pequenas na Escócia, os Cairns são alertas e adoram lugares onde possam explorar e cavar muito. Eles valorizam bastante a companhia de sua família humana.
Cesky Terrier
Esse cão tradicional da República Tcheca é bastante inteligente e companheiro. Adoram crianças e são excelentes companheiros para caminhadas. Geralmente eles ficam mais desconfiados com estranhos e são excelentes cães de guarda.
Dandie Dinmont Terrier
Sua raça foi criada para o trabalho no campo e para ajudarem na vida agrícola. Com a popularização da raça, eles passaram a mostrar sua real personalidade: são super brincalhões e cuidadosos com crianças.
Glen of Imaal Terrier
Um dos mais gentis dos cachorros do grupo Terrier, o Glen é super fofo. Apesar de terem sido criados para o trabalho no campo, a raça é muito dócil e sociável. O nome se deve pela região na Irlanda onde ele foi criado.
Irish Terrier
Outro irlandês, esse Terrier foi criado na Ilha Esmeralda. São ágeis, robustos e muito querido com seus tutores.
Kerry Blue Terrier
Famoso por sua pelagem azul, o Kerry recebeu esse nome devido ao condado irlandês onde nasceu. Inicialmente criado para ser um cão de guarda, ele passou a ser um companheiro cuidadoso e atento.
Lakeland Terrier
Originário da Inglaterra, o Lakeland foi criado para trabalhar em matilhas que caçavam raposas que roubavam ovelhas. Tendem a ter um comportamento mais fechado, mas não menos carinhoso.
Manchester Terrier
Também inglês, o Manchester é bem elegante e atlético. Adora brincar e são muito corajosos.
Miniature Bull Terrier
Em quase todos os aspectos, o Bull Terrier miniatura é semelhante ao Bull Terrier, só que menorzinho. Eles são alegres e adoram brincadeiras. São muito sociáveis e gostam de crianças.
Miniature Schnauzer
Esse é o menor das três raças de Schnauzer. Apesar de seu tamanho diminuto, ele é um verdadeiro companheiro e fiel a seus tutores.
Sua barbinha e suas sobrancelhas são pontos característicos que dão um charme à raça. Eles também conseguem se adaptar facilmente à vida em um apartamento, além de serem excelentes cães de guarda.
Norfolk Terrier
Pequenos, fofos e leais: as características perfeitas para identificar essa raça. Apesar de seu tamanho, eles são valentes e corajosos, dispostos a enfrentar qualquer aventura.
A raça foi originalmente criada para trabalhar em matilhas, caçando roedores que atacavam as plantações.
Norwich Terrier
A raça recebeu o nome de sua cidade natal, Norwich, da Inglaterra. Ele está entre os menores dentro dos cachorros do grupo Terrier: eles têm o tamanho de um brinquedo, mas são resistentes e destemidos.
Os Norwichs têm muita energia e podem brincar o dia inteiro ao lado de seu humano favorito.
Parson ou Jack Russel Terrier
Desenvolvido pelo “Sporting Parson” da Inglaterra, o Russell é animado, curioso e amigável. Seus olhinhos escuros realçam a expressão carinhosa da raça, que é extremamente inteligente.
Ousado e inteligente, esse cachorro é rápido o suficiente para correr com cavalos, além de ser destemido e valente, podendo expulsar raposas de suas tocas. Não se deixe enganar com tanta fofura: eles foram criados para um dos esportes mais tradicionais da Inglaterra, que é a caça à raposa.
Rat Terrier
Das terras do Tio Sam, os Rats são pequenos e elegantes. A pelagem dessa raça é lisa e brilhante. São excelentes companheiros e adoram brincadeiras.
Scottish Terrier
Com ar independente e confiante, esse pequeno da Escócia tem as perninhas mais curtinhas, mas é um cachorro bastante forte.
Os Scotties são conhecidos por serem rabugentos com outros cachorros, mas são incrivelmente amorosos com seus tutores.
Sua força faz desse cachorro um excelente cão de guarda, tanto que ele ganhou o apelido “Duro de Matar”.
Sealyham Terrier
A raça está entre as mais fortes do grupo Terrier, apesar de seu tamanho pequeno. Os Sealyhams são fofinhos, engraçados e extrovertidos, além de serem altamente treináveis.
O constante estado de alerta e seu latido forte fazem dessa raça também uma excelente escolha para cão de guarda.
Skye Terrier
Com uma aparência inconfundível, esse cachorro da Ilha de Skye, na Escócia, foi originalmente treinado para ser exterminador de roedores, e posteriormente criado junto com a aristocracia da região. Com o tempo, eles passaram a mostrar sua real identidade: são amorosos e leais à sua família humana.
Smooth Fox Terrier
Outra raça que originalmente foi desenvolvida para a caça à raposa da Grã-bretanha. Os Smooths são parentes próximos dos Wire Fox.
São muito atenciosos e companheiros, preferindo atividades mais enérgicas e alegres.
Soft Coated Wheaten Terrier
Esse exuberante irlandês é um cachorro que demonstra toda sua alegria no dia a dia, apesar de ser um pouquinho teimoso às vezes.
Welsh Terrier
Esse altivo galês foi criado para caçar texugos, lontras e outros oponentes perigosos. Sua pelagem robusta faz com que ele tenha uma aparência mais imponente e ereta.
Hoje, eles mostram serem calmos, além de terem esquecido o passado violento.
West Highland White Terrier
Com certeza você já viu esse cachorrinho fofo em outro lugar. Sabe onde? No portal IG!
Ele é um dos mais populares entre as raças de cachorros do grupo Terrier.
Originalmente, foram criados para caçar ratos e outros roedores subterrâneos, por isso eles são muito fortes e resistentes, além de demonstrarem muita coragem.
São fiéis e inteligentíssimos, e adoram brincar com seus tutores.
Wire Fox Terrier
Se no passado ele ficou conhecido como exímio caçador de raposas, o Wire Fox hoje é um companheiro alegre e inteligente. Sua expressão é meiga e termina conquistando até o coração mais duro.