Essa raça é considerada uma das menores do mundo, mas apesar do pouco tamanho, o Chihuahua tende a ser bem destemido e cheio de coragem!
Com uma estrutura corporal bem delicada, esse cãozinho chama a atenção de todos pelo latido forte e alto.
História do Chihuahua
Existem hipóteses que essa raça seja descendente de um cachorro de companhia da civilização Tolteca, do México. Registros mais antigos apontam que o “techichi” já existia desde o século IX.
Um ancestral dessa raça foi encontrado em 1850, entre as ruinas antigas das Casas Grandes, em Chihuahua, México. Porém, o exemplar atual é uma variação bem menor que seu predecessor.
Outra hipótese aponta que um cachorro trazido da Ásia para a América, através do Estreito de Bering, foi o responsável pelo seu tamanho atual.
Investigações genéticas feitas apontam que os chihuahuas atuais são resultado do cruzamento com cachorros europeus, mas que determinada sequência genética é exclusiva de sua diminuta raça, que é a mesma detectada nos cachorros da época pré-colombiana do México.
Essa raça se dá bem com as crianças?
Geralmente, os chihuahuas não são recomendados para crianças.
Isso porque as crianças tendem a ter dificuldade em entender os sinais de quando o animal está se sentindo desconfortável e isso pode gerar algum tipo de estresse no cachorro.
Eles podem exagerar na agressividade quando não são respeitados, o que pode assustar as crianças.
Para evitar esse tipo de comportamento reativo, convém adestrar e socializar o cão desde pequeno, para que ele consiga diminuir essa tendência agressiva.
Quanto custa um filhote?
O preço de um filhote de chihuahua pode variar de R$1 mil até R$9 mil, dependendo da linhagem e tamanho. Quanto menor ele for e mais longos forem seus pelos, mais valorizado será o filhote.