Ao menos que elas sejam castradas, é natural que as cadelas passarão pelo ciclo reprodutivo. Pensando nisso, elaboramos um guia para ajudá-lo a entender melhor os ciclos das cadelas no cio para você entender melhor esse período.
Cadelas no cio: quando começa o ciclo?
É sabido que o ciclo das mulheres pode durar em média 28 dias, mas nas cadelas o ciclo é bastante diferente.
Elas não ciclam todos os meses, mas de uma a duas vezes por ano. Estima-se que elas entrem no cio a cada sete meses.
Assim como o ciclo menstrual humano varia de mulher para mulher, com as cadelas também é o mesmo. Podem existir variações que vão desde a raça, passando pelo próprio animal.
Fases do ciclo de cio de uma cadela
O ciclo reprodutivo de uma cadela é chamado de ciclo estral e está dividido em três fases:
Proestro: início do ciclo. Pelo aumento dos níveis de estrógeno, as cadelas têm um inchaço na vulva e apresentam um leve corrimento vaginal, com um leve sangramento, além de terem o cérvix dilatado. Na maioria das vezes, elas não permitem o acasalamento nessa fase. Pode durar de uns dias até quatro semanas, mas a média é que dure 10 dias;
Estro: também conhecido como “calor”, é o momento em que a cadela permitirá que o acasalamento aconteça. Essa fase do ciclo dura de três a 21 dias, com duração média de nove dias. Geralmente, após dois ou três dias a cadela começa a ovular;
Diestro: é a fase depois do cio da cadela. De acordo com o Brasil Escola, nessa etapa ela já não está mais receptiva ao macho. Esse período dura em média 75 dias. Ainda há o corrimento, mas a vulva começa a diminuir e a cadela passa a ficar mais calma. Caso a cadela esteja grávida, essa fase durará até o nascimento dos filhotes (60 dias, aproximadamente);
Anestro: é o período onde o ciclo cessa. Geralmente essa fase tende a durar de quatro a cinco meses.
Como saber quando uma cadela está no cio?
Os feromônios caninos são indetectáveis pelos seres humanos, mas há alguns comportamentos que você pode ficar atento para saber se sua cachorra está nesse período.
Talvez a primeira característica mais notória seja a mudança física. É possível notar que a cadela tenha a vulva inchada, com uma leve secreção com sangue ou até mesmo a mudança da cor da área genital.
Outra, sem dúvida, é a mudança comportamental. As cadelas tendem a liberar feromônios, podem mudar até mesmo a postura, entre outros aspectos, como urinar com mais frequência na presença do cão macho ou permitir que ele se aproxime ou a cheire.
Algumas cadelas podem ficar mais agressivas também. Como explicado anteriormente, as variações comportamentais dependerão também de cada indivíduo. À medida que o estro avança, a cadela pode ficar mais agressiva com outras cadelas e até mesmo com seus tutores, mas será mais receptiva aos machos.
Algumas também poderão mudar a posição da cauda. Logo no início do ciclo, a cadela poderá ter o rabo colado ao corpo, mas conforme o estro for avançando, ela segurará o rabo para o lado. É um sinal que ela está pronta para o acasalamento.
Caso esses fatores não sejam possíveis de serem detectados, existem exames que podem ser realizados, como a citologia vaginal. Esse procedimento só pode ser realizado pelo médico veterinário.
Quando as cadelas entram no cio?
É esperado que uma cadela entre no cio a partir dos 6 meses de idade ou mais tardiamente até os 24 meses de idade. Ainda que elas possam engravidar nesse período, algo que é totalmente desaconselhado, o primeiro cio pode variar.
Fatores como tamanho podem influenciar. Cães de raças pequenas podem ter o ciclo estral mais cedo, enquanto cães de raças grandes podem entrar nesse período mais tarde, por volta do 18º mês, por exemplo.
O que fazer quando a cadela está no cio
Há tutores que optam por colocar fraldas, desenhadas especificamente para cadelas, para prevenir uma gravidez indesejada.
No geral, as saídas ao parque são desaconselhadas durante essa época, porque há uma alta probabilidade dela ficar estressada com o comportamento invasivo dos cães machos.
A castração é a forma mais confiável de controle de natalidade canina
Evitar gravidezes indesejadas nas suas cadelas não é uma tarefa fácil. Há quem acredite que cercados podem barrar a determinação de um cão macho em querer se acasalar, mas não: eles podem saltar e terminar copulando com as fêmeas.
Se você não é um criador autorizado e não quer que sua cadela se reproduza, o mais aconselhado é optar pela castração, seja ela para cadelas quanto para os machos.
Nas cadelas, a cirurgia envolve a remoção dos ovários e/ou útero. É um método seguro e eficaz para prevenir gravidezes indesejadas e reduzir a superpopulação de animais de estimação. A cirurgia é permanente e não pode ser revertida.
Quando devo castrar a cadela?
Os veterinários recomendam a esterilização das cadelas por volta dos 6 meses de idade. A castração precoce pode prevenir o câncer mamário, infecções uterinas e outros problemas relacionados a hormônios.
Porém existem estudos atuais que sugerem que cadelas de grande porte devem passar pela castração mais tardiamente, já que alguns hormônios são necessários para o correto desenvolvimento do esqueleto.
Na dúvida, sempre consulte seu médico veterinário. Ele saberá informar e aconselhar sobre a melhor época para castrar a fêmea.
Posso castrar a cadela durante o cio?
Não. A recomendação veterinária é de aguardar o ciclo terminar para depois ser feita a cirurgia.
Isso porque realizar a castração nessa época é mais arriscado, já que o útero e a vulva estarão inflamados e com um alto teor de sangue interno. Só isso faz com que a cirurgia seja arriscada e não recomendada.
Desde que não haja recomendação expressa por parte do médico veterinário ou seja uma cirurgia de emergência, a recomendação é sempre esperar que o período termine.