Como saber se o cachorro é feliz: 6 sinais de felicidade canina

Para muitos tutores, saber que seu cachorro é feliz é uma questão de extrema importância. Apesar de eles não falarem, é quase impossível não detectar sua alegria.

Ainda assim, existem outros sinais, não necessariamente comportamentais, que demonstram que o cachorro é feliz.

cachorro é feliz
Seu cachorro é feliz? Créditos: Pexels

Assim como os seres humanos, o estado de felicidade é bastante complexo e não deve ser confundido com a agitação do animal.

Existem pesquisas que demonstram que o nível emocional dos cachorros é comparável a de uma criança de 2 a 3 anos, ou seja, eles podem experimentar vários sentimentos e expressam isso através da linguagem corporal.

Como saber se seu cachorro é feliz: ele procura estar perto de você

Cachorro é feliz
Créditos: Pexels

Se seu cachorro prefere sempre estar perto de você, esse é um claro sinal de que ele é feliz ao seu lado e disfruta da sua companhia.

Um cachorro é feliz quando demonstra carinho e afeto, além de estar perto, ele também ficará ao seu lado porque sente que confia em você.

Cachorros têm uma forte necessidade de segurança e precisam desse sentimento para se sentirem felizes também. Quando estão infelizes, a tendência é que eles fiquem mais distantes.

Essa sensação de segurança também leva o animal a demonstrar maior confiança em seu tutor, o que faz ele trocar olhares de maneira natural e ter uma expressão mais alegre, que está associada diretamente ao bem-estar.

Ele abana a cauda

Talvez esse seja o indicador principal para você saber se seu cachorro é feliz. Se você trabalha ou passa algum tempo fora, é notória a alegria dele ao revê-la logo que você chega em casa.

Também é possível ver que o cachorro é feliz quando sua cauda está em posição normal. A calma também é outro indicativo que ele se sente confortável ao seu lado.

Ele descansa de maneira relaxada

Cachorro é feliz
Créditos: Pexels

Um cachorro é feliz quando consegue descansar, e até mesmo dormir, de maneira relaxada.

Assim como com os seres humanos, quando os cachorros dormem mal, substâncias como o cortisol tendem a ser liberadas em alta quantidade, o que pode gerar estresse entre outros problemas de saúde.

Alguns podem dormir de lado, com as pernas esticadas, o que demonstra segurança, mas coloca o cachorro em uma postura mais vulnerável. Essa situação sugere que o cachorro é feliz.

Outros ficam tão relaxados que ficam de barriga para cima. Esse é o melhor momento para aproveitar e fazer um carinho no seu cãopanheirinho!

Rosto e pálpebras relaxadas e olhos brilhantes

image 5488082 640
Créditos: Pexels

Quando a musculatura facial do cachorro está relaxada, sua expressão tende a remeter alegria e satisfação. Não é difícil reconhecer quando o cachorro está triste, já que eles são bastante expressivos.

Cachorros felizes parecem estar sorrindo e isso não é coincidência: é o resultado do relaxamento da mandíbula.

Já em relação aos olhos, as pálpebras também tendem a ficar mais relaxadas. Quando a parte branca dos olhos fica muito aparente, a mensagem é que ele possa estar estressado ou experimentando algum tipo de agressividade.

Ele tem comportamento pouco destrutivo

Quando são filhotes, essa característica pode passar totalmente batida, mas quando já estão em idade adulta, eles já não quebram tantos objetos. Seus chinelos e sapatos finalmente terão paz.

Mesmo que a característica do seu cachorro seja mais tranquila, é normal que ele queira latir, farejar, brincar, fuçar, cavar e até mesmo roer algo. Não o puna, porque essas ações fazem parte do instinto dele.

Porém, se ele estiver muito quieto e por muito tempo, isso pode ligar um sinal de que ele pode estar um pouco doente ou até mesmo estressado. Em algumas épocas do ano, como verão, o apetite também pode diminuir. Não descuide seu cãopanheiro!

Ele brinca

Cachorro é feliz
Créditos: Pexels

Este ponto nem é necessário explicar muito! Um cachorro é feliz quando está disposto e sabe brincar, seja com seu tutor ou até mesmo sozinho.

Para evitar que ele se sinta entediado, ofereça brinquedos que instiguem a inteligência do seu cachorro. Vale até mesmo enriquecer o ambiente para que ele fique entretido com determinados brinquedos ou objetos.

Isso significa também contribui para uma melhora da saúde mental do seu cachorro.

Conclusão

Lembre-se acima de tudo que existem vários fatores que podem influenciar na felicidade do seu cachorro, entre eles a questão da saúde, raça, personalidade e até mesmo a idade.

Posições de um cachorro feliz.

Cães idosos tendem a ser mais passivos, mas não são tristes; enquanto filhotes tendem a ser mais agitados, porque estão ansiosos em descobrir o mundo, algo que é totalmente normal.

Outra maneira de manter seu cachorro feliz é você também sendo feliz. Aproveite os momentos para passearem juntos, brincarem e terem horas para vocês dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima