Muitas vezes é difícil reconhecer quando seu cachorro está com dor de dente. Isso porque eles não conseguem se expressar como um ser humano faria.
Porém existem sinais e sintomas que podemos identificar no cachorro para avaliar se ele está com alguma dor de dente e isso deve ser um ponto de atenção para os tutores.
Pensando nisso, trouxemos 10 sinais que todo tutor deve observar em seu cachorro para identificar se ele está com dor de dente.
O cachorro está com dor de dente: ele tem mau hálito
O mau hálito é um indício que algo não está bem com a boca do seu cão. Pode ser o sinal de uma cárie dentária ou infecção, e qualquer uma dessas hipóteses pode estar causando a dor de dente nele.
Babando muito ou de maneira incomum
Cachorros costumam babar quando comem algo e até mesmo brinquedos, mas quando há dor de dente, a frequência pode aumentar.
Isso acontece porque as glândulas salivares trabalham mais sempre que existe uma lesão na boca.
Em alguns casos, o sangue pode ser até perceptível na saliva. Se esse for o caso, leve seu cachorro imediatamente ao veterinário, pois pode ser um problema mais sério.
Perda de apetite
Quando um cachorro está sofrendo com dor de dente, é comum que ele passe a comer menos que antes, porque dói mastigar qualquer alimento.
Repare se seu cachorro está comendo e depois para de maneira abrupta. Alguns até choram ao comer e cospem a comida.
Vale lembrar que a perda de apetite não necessariamente está relacionada à carie, mas a outros quadros clínicos. Somente um veterinário pode diagnosticar corretamente.
Espirros e secreção nasal
Quando a gengiva do cachorro não é tratada a tempo, ela pode causar o afinamento do osso entre as cavidades nasal e oral.
Essa situação pode acontecer em casos avançados de alguma doença gengival nos caninos superiores, e a secreção ou os espirros são sinais de que isso pode estar acontecendo.
Seu cachorro passa a mastigar apenas com um lado
Assim como nos seres humanos, quando um cachorro tem dor de dente em um lado da boca, ele pode passar a mastigar apenas com o lado que não dói.
Ele pode perder ou deixar escorregar da boca brinquedos ou deixar cair alimentos se tocar na região dolorida.
Timidez repentina
Se seu cachorro adora ser acariciado e do nada ele passa a se afastar, a dor de dente pode estar fazendo que ele pareça tímido.
Pode ser que ele não queira que você toque na cabeça dele por medo que isso aumente sua dor.
Mudanças na região bucal do seu cachorro
Às vezes, é possível perceber que há algo de errado apenas observando a boca dele. É possível que um lado esteja mais inchado ou que você note que as gengivas estão inflamadas ou até mesmo sangrando.
Dentes fraturados ou faltantes, lesões nas gengivas são motivos de grande preocupação.
Colocando a pata no rosto
Os cães tendem a usar as patas para tentar aliviar o desconforto oral. Caso você note essa ação, e que ela tenha se tornado frequente, pode ser um sinal de dor de dente.
Sangramento oral
Se houver sangue na boca ou na baba, seu cão pode ter um dente quebrado, gengivite grave, laceração ou tumor oral. Na maioria das vezes, o sangramento é notado em brinquedos para roer ou na baba do seu cão.
Perda de peso inexplicável
Se o seu cão estiver com dor de dente que o faça evitar comer, isso pode levar à perda de peso com o tempo. A perda de peso inexplicável deve sempre ser motivo de preocupação e justifica uma visita ao seu veterinário de atenção primária.
Tratamento de dor de dente em cães
Se você notar que seu filhote apresenta algum dos sintomas acima, é essencial marcar uma consulta com seu veterinário. Levar seu cachorro ao veterinário para uma consulta odontológica é como visitar um dentista canino. Seu veterinário pode diagnosticar o problema do seu animal de estimação e fornecer tratamentos eficazes para os dentes doloridos do seu cão, desde uma limpeza profissional até uma cirurgia dentária para resolver problemas mais complexos.
Como prevenir problemas dentários em cães
Embora não haja nenhuma maneira de evitar que seu cão quebre um dente, fornecer atendimento odontológico profissional e domiciliar regular a seu cão pode ajudar a prevenir problemas como doença periodontal ou acúmulo de placa bacteriana.
Esses quadros clínicos podem levar a outros problemas de saúde bucal graves e dolorosos.
Veja como manter a boca do seu cão saudável:
- Observe os dentes do seu filhote regularmente. Verifique se há dentes danificados ou quebrados e sinais de outros problemas de saúde bucal.
- Faça dos exames odontológicos anuais e das limpezas no consultório do seu veterinário uma parte regular do plano anual de cuidados preventivos do seu animal de estimação.
- Não permita que seu cão mastigue ossos duros; em vez disso, ofereça brinquedos mais macios.
- Forneça ao seu cão mastigadores dentais de alta qualidade para ajudar a combater o acúmulo de placa bacteriana.
- Alimente seu cão com uma dieta nutritiva e considere mudar para um alimento formulado para melhorar a saúde bucal se seu cão mostrar sinais de acúmulo de placa bacteriana.
Nota: Os conselhos fornecidos nesta postagem têm fins informativos e não constituem conselhos médicos sobre animais de estimação. Para um diagnóstico preciso da condição do seu animal de estimação, marque uma consulta com seu veterinário.