Conquistando admiradores, o padre João Paulo Araujo Gomes ficou conhecido na internet por resgatar e acompanhar protetores de animais. Suas ações em prol da comunidade fizeram com que ele fosse agraciado com o título de Cidadão de Caruaru. Até hoje, o padre em Caruaru resgata cães e põe em adoção nas missas.
O trabalho do padre João Paulo começou em 2013. Quando estava à frente da Igreja Matriz de Santana, em Gravatá, Pernambuco, o sacerdote viu que um grupo de senhoras vendiam biscoitos na saída da igreja. Ao questionar pela finalidade das vendas, soube que era por uma causa nobre.
Elas faziam parte de um abrigo para animais na cidade, localizada no agreste pernambucano. Para ajudar com a missão, o padre permitiu que elas vendessem após os anúncios finais da missa.
“‘Olha, por que vocês não aproveitam para vender depois das missas?’ Toda missa, eu dou o aviso, vocês vendem'”, lembrou o padre João Paulo.

Desde então, o sacerdote passou a acompanhar as ações e se envolver de maneira ativa na causa animal. O abrigo estava com uma superlotação de animais para adoção e enfrentava problemas financeiros para manter a alimentação dos mais de 100 cães em dia.
Leia também: Cachorrinho faz companhia a clientes de restaurante argentino
No final de cada celebração, o padre João Paulo pedia para que os fiéis participassem e contribuíssem com o que pudessem. Com o tempo, as pessoas foram engajando e ajudando o abrigo.

“A gente começou a ver essa realidade dos animais abandonados. Então, colocamos comedores do lado de fora da igreja, onde os animais sempre tinham água e ração o dia todo. Apareceram alguns animais que começaram a frequentar a igreja, né? E até participar das missas“, lembrou.
Não demorou muito tempo para que os cães do abrigo começassem a ser adotados pelos fiéis e pela comunidade. O padre mesmo acabou adotando três cães desse abrigo.
Com as várias adoções, outras instituições também ofereceram ajuda. Entre elas, foram oferecidas castrações, sendo algumas delas realizadas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Campanhas de vermifugação e vacinação também foram feitas para deixar os cachorrinhos saudáveis e sem riscos de saúde.
Missas e adoções de cães em Caruaru
Hoje, em Caruaru, à frente da capela do Hospital São Sebastião, o padre João Paulo continua atuando em prol à causa animal. A igreja é menor que a de Gravatá, mas a atuação e o amor pelos animais aumentou. A capela está localizada em um bairro afastado, mas ele ainda continua prestando ajuda aos protetores de animais da região.

Atualmente, o padre vive com duas cachorrinhas.
“Dos animais que eu resgatei pessoalmente que não foram adotados e que estão comigo, eu já cheguei a ter até 7 animais dentro de casa, hoje eu tenho só duas. Uma paraplégica e uma alérgica a Cecília e a Mel“, informou.
Infelizmente, o apoio do padre aos cães não é de agrado entre todos os fiéis. O sacerdote revelou que alguns não gostam de ver os cachorros na capela e que já recebeu até ameaças nas redes sociais pelo seu trabalho.

‘A igreja do padre fede a cachorro’, ‘eu não vou naquela igreja porque aquela igreja tem cachorro’… Isso eu já escutei demais. Até na internet, semana passada tava homem dizendo que queria dar uma pisa em mim, uma surra, dar um murro em mim. Toda semana tem isso, ameaça. Comentam ‘você não é um padre verdadeiro, você é um padre herege’, ‘como é que você leva cachorro para missa’, isso semanalmente”, relembrou.
Mesmo com gente contrária e diante das infelizes ameaças, o padre João Paulo continua envolvido não só com a causa animal, mas atuando ativamente na comunidade. Entre as ações, há obras sociais envolvendo, inclusive, um abrigo para moradores de rua em Gravatá.
Leia também: Fenômeno na internet, Carteiro Amigo dos Animais conquista inúmeros seguidores
Em Caruaru, o padre vai semanalmente visitar os pacientes do Hospital São Sebastião. No hospital, o padre arrecada alimentos e itens de higiene pessoal para os pacientes internados. Também foram feitas arrecadações para a compra de enxovais para mães de baixa renda da comunidade.
Tais feitos renderam a homenagem de Cidadão de Caruaru por parte da Câmara de Vereadores de Caruaru em maio deste ano.

Além do sacerdócio, o padre João Paulo também é professor na Universidade Católica de Pernambuco. Quando questionado sobre quantos animais ele conseguiu ajudar com as adoções, o padre diz que já perdeu as contas, mas estima que foram algo de 200 cães que encontraram um lar após sua intervenção nas missas.
“Sou só uma ponte entre essas situações desesperadoras dos animais e pessoas com um coração imenso”
Leia também: Após Superman ser lançado, doações de cães disparam nos EUA
Netflix e a história do Padre que promove adoção de cães
A história de amor e carinho pelos cães chegou até o conhecimento da gigante Netflix. É possível ver a atuação do padre em um episódio da série “Apenas Cães“.

Na série, são apresentadas as relações entre os cães e seus tutores. Quando foi gravada, o padre ainda estava na igreja de Gravatá. Para a gravação, a equipe acompanhou o padre por três anos, resultando no episódio 4 da segunda temporada de “Apenas Cães”.
Com informações de Folha de Pernambuco e UOL.







