Por que a gente ADORA vídeos de cães? Veja explicação

Publicidade

Não é novidade nenhuma. Quem nunca perdeu horas e horas rolando o feed no Instagram, Youtube ou Tiktok assistindo a vídeos. Mas agora a ciência trouxe a explicação de por que a gente adora vídeos de cães.

A resposta é bem simples e clara: nossa própria biologia está condicionada a esses estímulos. Cenas de afeto, carinho, resgates, histórias emocionantes ou momentos engraçados com cães (e outros animais) liberam o “hormônio do amor”.

Publicidade

A ocitocina, que também influencia no parto humano, está ligada com os laços sociais de afeto, confiança e empatia. Os níveis aumentados de ocitocina estão associados à formação de laços e ao apego, incluindo a relação entre mãe e bebê.

Além do lado afetivo, a ocitocina também contribui para o relaxamento e pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo sentimentos positivos.

Por que a gente ADORA vídeos de cães
Por que a gente ADORA vídeos de cães

O hormônio cria uma reação química nos nossos cérebros que nos fazem sentir bem e conectados uns com os outros. E quando vemos cachorrinhos então… somos inundados de ocitocina.

Leia também: Irmãzinhas da raça Bichon Frisé fazem sucesso na internet

Por outro lado, os vídeos de animais e cachorrinhos têm um fator de conexão humana. Os pesquisadores chamam esse conceito de “esquema de bebê”. Olhinhos maiores, cabeças mais arredondadas e os movimentos desajeitados dos cachorrinhos geram em nós sentimentos e sensações de cuidado e proteção.

É um gatilho normal e até evolutivo. Ele foi evoluindo ao longo dos anos para que pudéssemos sobreviver com outros da nossa própria espécie.

E não para por aí. Assistir a vídeos de cachorrinhos na internet têm um apelo emocional que conforta. Eles são considerados como conteúdos emocionalmente seguros e diretos, permitindo que a gente consiga “fugir” da realidade por alguns instantes.

Até porque, convenhamos… a realidade já é um porre por si só.

Cientistas explicam por que a gente adora vídeos de cães

Sinceramente? Eu AMO quando a ciência confirma algo que todos nós já sabemos.

Neste caso, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Brock, no Canadá, analisou o impacto de vídeos de cachorros sobre estudantes e não estudantes.

Por que a gente ADORA vídeos de cães
Por que a gente ADORA vídeos de cães

Mais de 1000 voluntários participaram dos testes. Eles foram divididos em dois grupos, e receberam cinco minutos de vídeos com cães de terapia. Esse tempo foi suficiente para aliviar o estresse da maioria dos participantes.

Para o professor Dr. John-Tyler Binfet, líder do estudo:

“Nossas descobertas demonstram que, mesmo com uma sessão virtual, houve uma redução significativa no estresse tanto entre a população estudantil quanto entre o público em geral, independentemente da idade”, disse o Dr. Binfet.

Em cada vídeo apresentado aos participantes, havia uma mensagem de boas-vindas, com uma narração gentil e instruções. Eles foram convidados a imaginarem que estavam acariciando um cachorro e depois a refletir sobre suas emoções.

Ambos grupos relataram que experimentaram mais alívio do estresse. As mulheres foram mais impactadas ao se sentirem menos estressadas que os homens, após terem visto o vídeo com o cachorro de terapia.

Agora todos temos a desculpa para assistir aos vídeos no Tiktok sem receio!

A razão pela qual este estudo é importante é que ele pode abrir as portas para cuidados de saúde mental para adultos ocupados, estudantes ou pessoas hesitantes em procurar ajuda devido ao estigma da saúde mental.

Referências

EARTH.COM. Scientists prove that simply watching dogs on video can reduce stress and anxiety, no contact required. 2025. Disponível: https://www.earth.com/news/digital-therapy-watching-dog-videos-can-reduce-stress-and-anxiety/. Acesso em: 24 out. 2025.

Publicidade
Jimena Bautista

Jimena Bautista

Jornalista com mais de 12 anos de experiência e amante de cachorros.
Escrevo desde 2023 para o Cães Primeiro, onde publico artigos sobre saúde canina e notícias desses pequenos que nos encantam.
https://www.linkedin.com/in/jimenabautista/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *