Chow Chow: conheça essa raça de cachorro que encantou Freud

Conheça a raça que encantou Sigmund Freud!

Imagine um leão em miniatura, com uma pelagem densa e um olhar que parece esconder segredos? Esse é o Chow Chow, que excede todo o fofurômetro existente!

Não por nada, Freud, o famoso psicanalista, se rendeu totalmente aos encantos dessa raça.

Chow Chow
Créditos: Unsplash

Com um comportamento mais reservado, o Chow Chow esconde uma profundidade de emoções: eles não gostam de ser agarrados ou provocados, mas sua lealdade aos seus tutores é inabalável.

Talvez, assim como Freud, você se encante por essa raça que transcende o comum e nos leva a explorar os mistérios da mente e do coração.

História do Chow Chow

Chow Chow
Créditos: Unsplash

Sua origem é incerta e desconhecida. Algumas análises de DNA apontam que o surgimento dessa raça tenha ocorrido na Mongólia ou Sibéria, e só depois, eles foram levados para a China.

De acordo com a Wikipédia, existiram objetos de decoração que tinham a aparência do Chow Chow ainda na Dinastia Tang, aproximadamente em 206 a.C.

Especula-se que um dos imperadores teve algo como 2500 cachorros dessa raça, que ficaram conhecidos como Tang Quang, que significa “cão da Dinastia Tang”.

Em chinês, o Xiāo xiāo também é conhecido por Sonshi Quan, que significa “cão-leão-empolado”. O nome se deve à sua aparência fofa, parecendo um verdadeiro ursinho de pelúcia.

Outra hipótese é que a origem da raça tenha surgido após o cruzamento entre o Molosso, cachorro da região entre a Albânia e a Grécia, e o Splitz, que também tem origem desconhecida.

Contudo, eles chegaram aos Estados Unidos em 1890, sendo reconhecidos pelo American Kennel Club somente em 1903.

Características do Chow Chow

Geralmente, os machos tendem a ter uma altura de 48 a 56cm, enquanto as fêmeas podem variar de 46 a 51cm.

Já o peso médio pode variar de 20kg a 32kg, dependendo da dieta e se o animal faz exercícios físicos constantemente.

A pelagem do Chow Chow é bastante densa e impermeável, mas sua principal característica é sua “juba” ao redor do pescoço.

Alguns podem ter a cor preta, creme, cinza, vermelha ou canela, que é a mais habitual. A cor da língua pode ser roxa ou preta, que é outra característica distintiva dessa raça.

Apesar de sua aparência fofa, esse cachorro tem um temperamento forte e obstinado, que requer cuidados específicos, além de adestramento e reforços positivos.

Quanto custa um filhote de Chow Chow?

Chow Chow
Créditos: Unsplash

Filhotes de Chow Chow podem custar entre R$1000 e R$3000 dependendo da linhagem e do canil.

Quantos anos vive um Chow Chow?

Chow Chow
Créditos: Unsplash

Os Chow Chow têm uma expectativa de vida de 9 a 15 anos, em média.

Os Chow Chow se dão bem com crianças?

Chow Chow
Créditos: Unsplash

Por serem bastante reservados e independentes, esses cachorros podem se dar bem com crianças que respeitem seu espaço e tempo.

No entanto, não é uma raça recomendada para crianças, já que elas têm certa dificuldade em entender limites.

Dito isso, por terem um temperamento mais forte, eles não gostam muito de ser provocados e geralmente gostam mais em seu território.

Para evitar reações agressivas, os tutores devem se atentar sempre às necessidades do animal de se isolar. É sempre recomendado investir em adestramento, principalmente quando são ainda filhotes.

Quais cuidados devo ter com um Chow Chow?

Chow Chow
Créditos: Unsplash

Esse cachorro é conhecido por ser um pouco teimoso. O adestramento desde cedo tende a controlar esse comportamento, porém a ter paciência com ele é essencial.

Ainda que ele seja bastante independente, é impossível não se comover com sua demonstração de amor e lealdade: os Chow Chow tendem a proteger seus tutores com grande obstinação.

Referente a sua pelagem, ele precisa de atenção frequente. É bom sempre penteá-lo ou usar uma rasqueadeira para evitar nós.

A tosa deve ser, na maioria dos casos, higiênica. É recomendado evitar a tosa com máquina, já que seus pelos protegem sua pele, que é sensível.

Curiosidades sobre o Chow Chow

@caesprimeiro

Freud e os cães não tiveram uma boa relação. Isso mudou após a chegada de Wolf e posteriormente Jofi. Leia a história no blog! #sigmundfreudtokquotes #sigmundfreudwasright #chowchowlovers #chowchowdog #dogloversoftiktok

♬ Schubert: Standchen – London Chamber Orchestra
Assista ao nosso vídeo no Tik Tok sobre a relação de Sigmund Freud e os cachorros, principalmente com os Chow Chow!
  • Especula-se que durante o século VII, essa raça era o cachorro favorito dos camponeses chineses. A aparência imponente dessa raça fazia com que os ladrões se assustassem, o que fez dele ser um bom cão de guarda.
  • Após ser levado para a Inglaterra, no século XIX, ele passou a chamar a atenção por sua aparência. Foi exposto em zoológicos ingleses e recebeu a visita da rainha Vitória.
  • São cachorros que latem pouco e geralmente têm um comportamento mais calmo.
  • A raça também é conhecida por ser bastante leal à família, ainda que sua natureza seja independente.
  • Eles são a única raça canina a terem todos os 44 dentes. A maioria dos cachorros possuem apenas 42 dentes.
  • Por ser bastante fofinho, ele já conquistou inúmeros tutores no mundo inteiro, inclusive grandes personalidades, como o 30° presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge; Sigmund Freud, que era muito ligado à sua cachorrinha Jofi; Rainha Vitória da Inglaterra e até mesmo o rei do rock, Elvis Presley.

Essas curiosidades ajudam a pintar um quadro mais completo dessa fascinante raça de cães e a destacar suas características especiais e sua rica história.

Compartilhe seu amor
Jimena Bautista
Jimena Bautista
Artigos: 160

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *