Cansado de ver que seu cachorro enjoou da ração? A recusa pode ser bastante frustrante e gerar até dúvidas sobre a saúde e bem-estar do seu cãozinho. Mas não se preocupe!
Neste guia completo você verá os 13 principais motivos por trás desse comportamento e encontrar soluções práticas para que seu cãopanheiro volte a se alimentar de maneira normal.
Meu cachorro enjoou da ração: ela pode estar murcha
Se seu cachorro enjoou da ração, um dos primeiros pontos que você deve observar é a consistência e a textura do alimento.
Muitas vezes as rações podem murchar rapidamente e isso pode ser um fator para seu cãopanheiro recusá-la.
Para evitar que isso aconteça, armazene adequadamente e evite deixar o pacote aberto ou em locais com alta incidência solar ou umidade.
Além de murchar, é possível que o alimento ainda possa se contaminar com agentes externos e adoecer seu cachorro.
O cachorro enjoou da ração ou ele está com problemas de saúde ou dores
Se seu cachorro estiver doente, é muito provável que ele recuse a se alimentar. Nesse caso, o aconselhado é levá-lo ao veterinário para que ele faça o devido diagnóstico e possa indicar o melhor tratamento.
Assim, seu cachorro voltará a se alimentar e se livrará do problema de saúde!
Falta de rotina na alimentação
Se a rotina é essencial para os seres humanos, para os cachorros ela também não deixaria de ser. Ele precisa entender que existem horários para dormir, para se alimentar e até mesmo para brincar.
Sem uma rotina estabelecida para a alimentação, é bastante provável que ele não só enjoe da ração, mas também possa ficar doente ou ter outro problema de saúde pela não alimentação.
O cachorro enjoou da ração porque come comida humana
Muitas vezes alimentamos nossos cachorros com a nossa própria comida. Arroz, feijão e uma carninha vão direto para o prato dos nossos cãopanheiros e a transição para a ração pode ser um desafio.
Depois ninguém sabe o porquê que o cachorro enjoou da ração, não é mesmo? Risos
O paladar canino foi acostumado a um tipo de alimentação, e a ração não será uma opção para ele quando a fome bater. Evite dar esse tipo de comida.
Neste post, você poderá ler quais alimentos são ótimos para melhorar a saúde e que não interferem na alimentação com ração.
Excesso de petiscos
Petiscos são ótimos para os cachorros, principalmente quando eles estão sendo treinados. É um modo de fazer o reforço positivo para que ele tenha determinado tipo de atitude ou reação.
Porém, em excesso, elas podem ter o efeito contrário: seu cachorro passará a ver o petisco como alimentação, e não como recompensa por um ato positivo.
Se seu cachorro está comendo bastante petiscos ou seus familiares costumam agradá-lo com esse tipo de alimentação, seu cãopanheiro não terá fome para comer a ração.
Caso esse seja a situação, converse com seus familiares e explique a importância de dar os petiscos quando o cachorro responder positivamente frente a um comando ou situação.
Ração da baixa qualidade ou pouco palatável
No geral, alimentos de baixa qualidade têm poucos nutrientes e isso pode afetar diretamente na saúde e disposição do cachorro.
Logo, se seu cachorro enjoou da ração e antes de comprar outra marca de ração, veja a composição do alimento.
Você também pode procurar rações específicas, de acordo com o sexo do animal, peso, idade e até mesmo a fase de vida.
Todos esses critérios devem ser considerados porque cada indústria ou empresa alimentícia tem tipos de preparos e adição de nutrientes diferentes.
Sempre busque o melhor para seu cãopanheiro!
Local e altura do comedouro
Se a gente gosta de comer em um lugar tranquilo e nos sentimos desconfortáveis com mesas muito altas ou cadeiras muito baixas, imagine seu cachorro.
Comedouros muito altos podem dificultar o acesso à alimentação, principalmente se seu cachorro for um idosinho.
Já comedouros baixos ou que fiquem no chão também podem ser prejudiciais para a coluna do animal.
Deixe sempre o pratinho de comida longe de lugares sem higiene e com grande tráfego de pessoas. O lugar deve ser calmo, para que ele consiga comer sem ter a ação de estímulos extras.
Caso você tenha alterado o lugar das refeições, tenha calma: levará um tempo para que ele possa se acostumar ao novo local.
Veja algumas dicas que você pode aplicar em casa se o cachorro enjoou da ração:
- Não deixe o comedouro e bebedouro próximo aos locais onde ele faz as necessidades, como tapetes higiênicos;
- Não deixe os potinhos em lugares onde as pessoas passam com frequência;
- Deixe o comedouro na sombra, longe do sol direto;
- Se você tiver mais cachorros, distribua os comedouros em cômodos diferentes.
Falta de higiene do comedouro
Nós não comemos em pratos sujos, por que seu cachorro deveria comer em um prato imundo?
Após as refeições, o recomendado é limpá-lo imediatamente. Essa rotina eliminará resíduos do alimento, além de evitar possíveis contaminações e infecções alimentares.
Distrações no ambiente
Muitas pessoas estranhas ou desconhecidas, grandes festas realizadas em casa podem passar a impressão que o cachorro enjoou da ração.
Para evitar isso, além de criar uma rotina de alimentação, lembre-se de que o lugar escolhido para que ele possa comer deve ser calmo.
Meu cachorro enjoou da ração ou é o clima e a temperatura?
Dias muito quentes podem tirar completamente a fome do seu cachorro, mas aumentar a sede do animal. O mesmo pode acontecer em épocas de frio.
Caso a situação esteja acontecendo em dias muito quentes, não se preocupe: ofereça bastante água limpa e fresca para mantê-lo hidratado.
Se o cachorro enjoou da ração, você também pode comprar rações úmidas, que são vendidas em sachês, e que podem complementar a alimentação diária.
Outra alternativa para é fazer picolés com alimentos, como carne moída ou outro alimento que seu cachorro possa comer.
Pouca variação de ração ao longo do tempo
Novamente: nós humanos temos a tendência de enjoar facilmente dos alimentos, com os cachorros acontece o mesmo! Se o cachorro enjoou da ração, talvez seja hora de trocar de marca.
Não existem recomendações específicas, mas se o cachorro enjoar da ração é possível ir trocando a cada mês ou até semestralmente.
Ao fazer a troca, faça-a gradualmente, oferecendo aos poucos a nova ração para que ele possa ir adaptando o paladar.
É possível até misturar ambas no mesmo pratinho. Vá aumentando a proporção gradualmente da nova ração, até que ele não sinta diferença e passe a comer totalmente a nova marca.
Estresse e/ou ansiedade
Estresse e/ou ansiedade também podem fazer seu cachorro enjoar da ração ou perder o apetite. Nessas condições, a atenção do animal estão focadas em outras situações.
Para evitar, tenha uma rotina saudável: faça passeios, brinque com ele e dê atenção. Estabeleça rotinas e horários de alimentação.
Caso você trabalhe fora e seu cachorro fique sozinho, considere contratar serviços de creche para pets. Isso fará com que ele não se sinta abatido ou triste.
Também é possível contratar os serviços de um treinador ou adestrador.
Algum cheiro diferente no ambiente
Odores e cheiros diferentes no ambiente também podem fazer seu cachorro enjoar da ração.
Trate de identificar qual é o cheiro e de onde ele vem para eliminá-lo do ambiente. Principalmente se esse odor afeta diretamente o lugar onde ele se alimenta.
Para a limpeza da casa, escolha produtos que não tenham cheiros fortes e que possam dificultar a alimentação do cachorro.
Verifique também se são aptos para animais, porque alguns podem provocar alergias e outros ferimentos.