Treinador de cães: o que levar em conta antes de contratar esse serviço

Saiba como escolher um bom treinador de cães!

Nem sempre é fácil encontrar um treinador de cães qualificado. Infelizmente, essa atividade ainda não é legislada e ainda faltam grupos sérios que trabalhem de maneira correta e ética com nossos cãopanheiros.

Mas nem tudo é tragédia: existem vários profissionais sérios e éticos no mercado que se disponibilizam em dar o melhor de si para treinar nossos cachorros da melhor maneira possível.

treinador de cães
treinador de cães

A maioria das pessoas ainda acha que um treinador de cães só deve ser contatado quando nosso cão passa a apresentar “problemas comportamentais” e que esses profissionais darão uma solução “mágica” e “rápida” para controlar determinados padrões comportamentais.

Neste artigo, veremos algumas situações que você deve ter o máximo de atenção antes de contratar um treinador de cães profissional para que você possa escolher o melhor para seu querido companheiro.

O que faz um treinador de cães

O treinador de cães é o profissional que é encarregado de melhorar a comunicação entre tutor e animal.

É através desse treinamento que seu cachorro ficará mais seguro e até mesmo equilibrado em relação a determinados comportamentos, sejam eles perante a pessoas ou outros animais.

Existem algumas definições mais específicas dentro da área de comportamento animal. São elas:

Adestradores: são profissionais que ensinam determinados comandos básicos, como sentar, deitar, ficar, vir, etc., sem adentrar na esfera educativa comportamental.

Isso não significa que esse profissional não possa ser capacitado para ensinar alguns comportamentos esperados. Como sempre, tudo dependerá da própria qualificação do profissional.

Comportamentalista: esse profissional fará uma avaliação completa sobre o comportamento atual do seu cãopanheiro e proporá um plano ajustado para corrigir determinados comportamentos considerados problemáticos.

Esses comportamentos acontecem geralmente quando os cachorros ainda são filhotes e não foram socializados da melhor maneira.

Isso pode causar alguns comportamentos instáveis, como latidos excessivos, mordidas, fazer suas necessidades fora do local, desobediência, além de outros problemas mais sérios, como ansiedade, medo, fobia, entre outros.

Um cachorro com esses comportamentos só tende a se beneficiar com o trabalho de um profissional qualificado, que o ensinará o que fazer e como ele deve se comportar em determinadas situações.

Sinais de alerta

Alguns profissionais fazem ou dizem coisas que profissionais minimamente qualificados não fariam ou diriam, além de usar métodos aversivos ou que estão desatualizados e que podem ser prejudiciais.

Alguns sinais que você deve prestar atenção antes de contratar esse serviço são:

O treinador usa punição física ou ferramentas dolorosas

Socos, empurrões, uso de coleiras ou enforcadores, chicotes e todo tipo de punição são sinais gravíssimos que esse profissional não é o mais indicado e que você não deve permitir que ele eduque seu cachorro.

Ferir, intimidar ou prejudicar um cachorro em nome de um suposto treinamento é algo totalmente inaceitável. Se um treinador fizer isso, você não deve contratá-lo em hipótese nenhuma.

É possível que esses castigos e punições terminem prejudicando ou reforçando determinados comportamentos que você julgue como problemáticos, ou até pior: fazer com que seu cãopanheiro se torne um animal totalmente violento e insociável.

Ele diz que algumas raças precisam de uma mão mais “firme”

Alguns treinadores podem afirmar que algumas raças são mais problemáticas e precisam de treinamentos mais severos e podem usar métodos não convencionais ou até aversivos.

Uma coisa que você precisa entender é que todos os cães, independente da raça ou porte, podem e devem ser treinados através do reforço positivo.

Está comprovado que o treinamento com reforço positivo funciona em animais maiores, e até mais fortes, tanto que é o método mais usado em zoológicos e até outros lugares de proteção animal, como santuários, etc.

Qualquer treinador que diga o contrário, está mal informado e não é alguém que você deva contratar para treinar seu cachorro.

Ele promete que pode resolver um problema de comportamento

Os cachorros, assim como os seres humanos, são indivíduos únicos e os problemas comportamentais têm uma infinidade de causas, que podem incluir questões de personalidade e até mesmo o próprio temperamento individual.

Outros fatores como genética, ambiente, socialização e história geral do animal também podem afetar no comportamento, então é difícil oferecer uma solução “rápida” para um comportamento mais delicado.

Também não existem garantias quando se trata de treinamento de cães. O resultado sempre dependerá de cada animal e dos problemas que ele estiver enfrentando, além da habilidade e do comprometimento do tutor do cão para conseguir implementar os planos de treinamento, além dos fatores ambientais.

Sinais que atestam que o profissional é qualificado

treinador de cães
treinador de cães

Agora que você sabe identificar um profissional que você deve evitar, chegou o momento de reconhecer um bom treinador de cães.

Um bom profissional tem certificações e está sempre interessado em continuar melhorando sua técnica. Ainda que no Brasil a prática não seja totalmente legalizada, existem órgãos sérios que dão treinamentos para todos aqueles que queiram ser treinadores de cães.

Um dos órgãos existentes no Brasil é a Federação Brasileira dos Adestradores de Animais (FBAA).

Um profissional sério também incentivará as perguntas por parte dos tutores. É comum e normal os tutores terem dúvidas e elas devem ser sanadas. É fundamental que você consiga entender o que você terá que replicar depois com seu cãopanheiro.

Além de tudo, um bom profissional é paciente com seu cachorro. Ele entenderá o comportamento e saberá se adaptar às necessidades, além de ir acompanhando o animal no tempo dele.

Preste sempre atenção aos sinais de estresse e à linguagem corporal do treinador. O treinador seguro de si e paciente fará com que seu cão se sinta confortável durante o treinamento.

Perguntas que você pode fazer a um treinador de cães

Que experiência você tem com treinamento de cães? ‌

Um treinador deverá responder de maneira segura e confiante sobre sua experiência de trabalho com cães.

Quais credenciais você possui?

Apesar de não serem exigidas credenciais, um bom treinador deve ter passado por cursos e até outros treinamentos ao longo de sua experiência como profissional.

O que acontece se meu cachorro fizer algo errado em uma sessão de treinamento?

Essa é uma pergunta importante que fará com que você avalie os métodos que o treinador aplica durante as sessões de treinamento. Isso ajudará você a detectar se ele trabalha com método de reforço positivo ou com punições, castigos e outros métodos contraindicados.

Compartilhe seu amor
Jimena Bautista
Jimena Bautista
Artigos: 160

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *