Como contratar um adestrador de cães: o que você deve saber

Veja o que você precisa saber para contratar um adestrador de cães!

Se você é tutor, já se deparou com a necessidade de contratar um adestrador de cães e não soube como selecioná-los, não é mesmo?

Adestradores de cães servem para ensinar não só comandos, mas também certos limites e modos do animal interagir com seu entorno. Assim como os seres humanos, os cachorros também precisam aprender a se comportar adequadamente em casa e em público.

contratar um adestrador de cães
Como contratar um adestrador de cães.
Créditos: Pexels

Um bom adestrador vai trabalhar o treinamento do animal de forma positiva, com recompensas e elogios, ao invés de punições. Ele também deve se adaptar às necessidades específicas de cada cão, levando em conta raça, idade, temperamento e outros fatores.

No geral, o adestramento é recomendado para cachorros quando eles ainda são filhotes e é possível adestrá-los a partir do 3º mês de vida. Quanto mais cedo for, mais fácil será para seu cachorro se adaptar a inúmeras situações.

Como contratar um adestrador de cães

contratar um adestrador de cães
Como contratar um adestrador de cães.
Créditos: Pexels

Na internet existem inúmeros profissionais disponíveis, sendo que a maioria tem perfil no Instagram e em outras redes sociais. Alguns têm canais no Youtube, onde dão dicas simples e fáceis de serem replicadas no dia a dia.

Mas se você está buscando algo mais para médio e longo prazo, é importante analisar com calma a quem você delegará a responsabilidade de educar seu cachorro.

Veja o que você deve considerar antes de contratar um adestrador de cães.

  • Observar o conteúdo do profissional nas redes sociais;
  • Caso o profissional tenha, passe a observar seu conteúdo. Nele é que você verá como o adestrador trata os cachorros de outros tutores, como é o estilo de treinamento, além de qual tipo de raça e porte ele está acostumado a atender;
  • Os adestradores de cães trabalham sempre com reforços positivos. Caso você veja alguma atitude “estranha”, como gritos ou punições físicas ou verbais, desconsidere o profissional. É provável que ele faça o mesmo com seu cãompanheiro;
  • Sempre que possível, converse com outros tutores que esse profissional já atendeu. Eles darão um melhor panorama sobre o estilo de treinamento desse adestrador. Nisso, é até válido pedir referências ao profissional, para saber se o trabalho surtiu o efeito esperado.

Trabalho com reforço positivo

contratar um adestrador de cães
Como contratar um adestrador de cães.
Créditos: Pexels

Existem inúmeras maneiras de adestrar um cachorro, mas o método que mais conseguiu aderência é o de reforço positivo. Nele, seu cachorro aprenderá comandos por assimilação e repetição, sendo sempre recompensado por cada acerto de maneira positiva.

Seja através de afagos, carinhos ou petiscos, seu cachorro entenderá que determinado comportamento é bom e que ele ganhará algo se fizer o pedido.

No geral, muitos adestradores apostam no início do treinamento em reforçar as atitudes do cachorro com petiscos, porque é algo interessante para eles.

Faça uma aula demonstrativa

contratar um adestrador de cães
Como contratar um adestrador de cães.
Créditos: Pexels

Caso o adestrador ofereça aulas demonstrativas, você pode levar seu cachorro para ver como ele se sente e interage.

Durante a aula, fique atento a alguns sinais, como:

  • Como ele trata seu cachorro e os demais durante a aula;
  • Como ele cria conexão com o seu cachorro;
  • Se ele incentiva seu cachorro a se socializar com os outros e de que maneira ele faz isso;
  • Como ele trata os demais tutores presentes: ele explica a lição de casa? Quais são os objetivos de determinada tarefa, etc.

Também é necessário saber se o seu cachorro se adapta ao adestrador. Para isso, leve em consideração:

  • Seu cachorro interagiu durante a aula?
  • Ele ficou confortável? Brincou com os demais cachorros?
  • Houve cumplicidade entre adestrador e cachorro ou seu cãompanheiro simplesmente ignorou os comandos?
  • Ao finalizar a aula e se despedir, o adestrador foi carinhoso e seu cachorro se importou com o profissional? Qual foi a reação do animal no final da aula?

Considerações finais na hora de escolher um adestrador de cães

Apesar da profissão não ser ainda regulada por nenhum conselho, é bom que os tutores também fiquem alertas para os cursos feitos pelo adestrador. Muitos fazem formações em comportamento animal e isso conta pontos positivos na hora de se decidir pelo profissional.

Também é possível entrar em contato com a Federação Brasileira dos Adestradores de Animais para se certificar que o profissional é filiado.

Entrevistá-lo também é uma boa ideia. Você pode questionar sobre o método de trabalho e a técnica de ensino. Caso o profissional hesite em responder ou tenha certa dificuldade em explicar, pode significar que ele tem pouco estudo.

Alguns profissionais estão começando a trabalhar, então leve em consideração esse fator na hora de entrevistá-lo. Profissionais com mais anos de experiência deveriam responder essas perguntas sem maiores problemas.

Também é interessante questionar se o profissional usa enforcador ou algum tipo de punição. Caso ele use esses métodos, seu cachorro poderá ter traumas futuros ou até mesmo reforçar comportamentos negativos, como agressividade e medo.

O processo de aprendizado depende muito de cada animal. Não existem métodos milagrosos ou rápidos: tudo leva tempo, inclusive para seu cachorro aprender comandos.

Muito do treinamento canino é adaptado da psicologia humana. Assim como nós, os cães respondem melhor a recompensas do que a punições.

Um adestrador experiente entende os princípios de condicionamento operante e modelagem de comportamento para moldar de forma positiva a conduta do animal.

Ele também leva em conta as necessidades emocionais do cão, trabalhando questões como ansiedade de separação, medo ou hiperatividade.

Ao final do treinamento, você terá não só um pet obediente, mas também um companheiro mais equilibrado e feliz!

Como escolher um adestrador | Luiza Cervenka
Compartilhe seu amor
Jimena Bautista
Jimena Bautista
Artigos: 160

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *